A próxima versão do ambiente de trabalho Cinnamon melhora a maneira como layouts de teclado alternativos e métodos de entrada são manipulados e configurados.
Tanto o painel de configurações do teclado quanto o miniaplicativo do teclado mostrarão a entrada IBus junto com os layouts de teclado tradicionais “como se fossem iguais”, dizem os desenvolvedores do Mint .
Isso melhorará a experiência do usuário, pois, em vez de gerenciar “layouts de teclado” em um lugar e “métodos de entrada” em outro, é possível alternar entre, digamos, um layout francês e um Mozc japonês (método de entrada IBus) no mesmo lugar.
(Para aqueles de nós que presumiam que todos os layouts de teclado mapeavam teclas físicas para caracteres, o IBus é um método de entrada que permite (usando IMEs) a entrada de texto complexo para idiomas onde, sem ser grosseiro, há milhares de caracteres a mais do que teclas! )
Na captura de tela abaixo, o Cinnamon tem dois layouts configurados para o mesmo teclado ANSI dos EUA: um layout XKB padrão (usando caracteres franceses) e um método de entrada IBus para japonês (usando o Mozc IME para transformar texto romanizado em caracteres japoneses).
Além disso, o miniaplicativo de teclado do Cinnamon agora oferece suporte a ambos os tipos de entrada e, acrescenta o Mint, a todos os recursos exigidos pelo IBus, facilitando para aqueles que frequentemente precisam alternar entre diferentes tipos de entrada.
Tanto o Xorg quanto o Wayland são abordados, então os novos modos de entrada estarão na sessão padrão do X11/Xorg. O Cinnamon continua sendo o padrão no Linux Mint 22, assim como em sua sessão experimental do Wayland.
E quanto ao teclado na tela (OSK)? Bem, o Linux Mint afirma que ele não dependerá mais do libcaribou
Cinnamon, mas será implementado nativamente. Além de adicionar o método de entrada e a alternância de layout no OSK, isso também significa...
Sim, ele está muito mais bonito do que o design quadrado atual.
Essas mudanças estão em desenvolvimento e sujeitas a alterações, mas você pode esperar vê-las incluídas na próxima grande versão do Cinnamon para desktop. Ela será incluída na versão Linux Mint 22.3, lançada ainda este ano/início do próximo, que também contará com muitas outras mudanças.