É oficial o Google lançou na ultima terça-feira (07/10) o lançamento de sua ferramenta de inteligencia artificial Opal no Brasil. Fazendo parte do ggodle Labs a ferramenta permite que usuários criem miniaplicativos a partir de alguns comandos de texto. Desde julho julho deste ano a platafoma estava em fase de detstes nos Estados Unidos.
Essa expansão não só abrange o Brasil mas também outros 14 países simultaneamente á liberação de suas novas funcionalidades. Segundo a empresa tal decisão de ampliar o projeto veio devido a complexidade e criatividade dos projetos desenvolvidos pela primeira leva de usuarios.
Funcionamento
Voltado expecificamente para um publico leigo em programação o Opal opera a partir de de um editor visual de textos, oferecendo uma infraestrutura do proprio google (com labs, Gemini e algumas APIS do android). O processo és semelhante a qualquer chatbot de IA, onde o usuário descreve determinada funcção do aplicativo que ele quer criar e a IA vai cosntruindo um fluxo de trabalho com blocos que representam cada um dos processos do trabalho.
Inteligências artificiais que criam ou auxiliam na criação de novos apps já existem, euma coisa que elas sempre se destacam são as melhorias em suas constantes atualizações em suas novas versões.
um exemplo disso é o gemini que permite gerar codigos de apps para web e possibilita a pré visualição no proprio chatbot.
Novas Ferramentas advindas da expansão legal
O Google anunciou duas atualizações voltadas a dar mais controle e agilidade aos criadores. A primeira é uma ferramenta de depuração visual, que permite executar o aplicativo passo a passo dentro do editor. Ela facilita a identificação de erros, destacando em qual bloco do fluxo ocorreu a falha. A segunda melhoria diz respeito ao desempenho. O Google afirma ter implementado otimizações que reduzem o tempo necessário para criar novos aplicativos e permitem que fluxos de trabalho mais complexos executem tarefas em paralelo, diminuindo o tempo de espera.