Fala pessoal tudo beleza com vocês? Com o fim do suporte do Windows 10 chegando agora em outubro, a Microsoft vem apostando todas suas fichas no Windows 11. A nova versão do sistema operacional que foi lançada em 2021 e vem gerando uma série de controvérsias desde seu lançamento sendo a principal delas seus requisitos mínimos para instalação que exigem no mínimo um rim digamos assim, mas você verá isso depois da vinheta.
Não é de hoje que a cada nova versão do Windows são exigidos mais e mais recursos de nossas máquinas, vide Windows Vista que quando foi lançado exigiu logo de cara 4 gigas de memoria RAM numa época em que 128 MEGAS eram mais que suficientes para desenvolver qualquer trabalho num PC Pentium.
O Windows 11 não é diferente exigindo recursos de uma maquina um pouco mais antiga e digamos assim até 2020 já sofre um pouco ou até mesmo não possua os requisitos necessários para rodar o novo sistema da Microsoft, requisitos esses que talvez exijam uma maquina nova em torno de seus 7K para poder trabalhar e sejamos francos não todo mundo que dispõem dessa quantia em mãos no momento.
Então que devemos fazer jogar o nosso PC fora e abandonar a informática de vez? Não, se você leu o titulo sabe que temos a solução para você, e ela é 03 dicas rápidas de Distros Linux que podem resolver o seu problema. Você pode agora estar pensando, mas eu não sei usar o terminal nem muito menos sei programar, eu tenho novidades para você! Há muitos anos e digo muitos anos mesmo o Linux deixou de ser apenas uma tela preta onde você digita comandos elaborados e complexos para desenvolver determinada ação, muitos anos mesmo.
Sem mais delongas vamos ao tópico desse assunto
Existem uma infinidade de distribuições Linux que podem atender suas necessidades, principalmente se você vem do Windows que é o tópico deste assunto, sua curva de aprendizado não será muito grande.
Linux Mint
Derivado do Ubuntu que por sua vez é um derivado do Debian o Linux Mint é uma excelente escolha para quem vem do Windows com uma interface bem similar ao mesmo uma barra de menu e aplicativos na parte de baixo da área de trabalho lembrando muito a interface do Windows o Linux Mint é a porta de entrada perfeita para novos usuários, atualmente encontra-se na versão 22.2 de co-dinome Zara ele está disponível em 03 interfaces diferentes Cinnamon, Mate e XFCE.
Zorin OS
O Zorin OS é outra distribuição baseada no Ubuntu que utiliza a interface Gnome com alguns ajustes que fazem você lembrar muito o sistema da Microsoft também é um sistema operacional leve que vai atender em muito suas necessidades.
Atualmente ele possui 03 versões a PRO, CORE e a EDUCATION, sendo a pro uma versão paga onde você possui mais opções de customização do ambiente de trabalho. A versão CORE é a versão normal de download e a EDUCATION possui alguns apps educacionais.
BIG Linux
Esse sem duvidas nenhuma é muito especial, pois é um queridinho brasileiro, baseado no Manjaro Linux, possui em sua interface o KDE, essa IDE permite inúmeras personalizações que fazem com que você consiga deixar a Distro com sua cara, além de já vir com várias personalizações pré definidas, possui uma suite de escritório completos que não te deixa na mão, vários aplicativos na WEB e um suporte que realmente entende suas necessidades.
Conclusão
Existem muitas e muitas outras distribuições linux que pode te atender, o que vai definir se você vai para o lado livre da força é você mesmo.
O mundo do software livre está sempre aberto a novos usuários e também com uma comunidade inclusiva e pronta para te ajudar seja no que você precisar, aproveita e entra no discord da Sociedade Pinguim estamos sempre prontos para tira suas dúvidas.