É hora de testar — ou melhor, fazer missões? — já que a versão beta do Ubuntu 25.10 (Questing Quokka) está disponível para download.
O Ubuntu 25.10 Beta traz uma série de mudanças voltadas para o usuário na área de trabalho, a maioria das quais vem por meio do lançamento do GNOME 49 .
Há um menu de acessibilidade na tela de login, controles de mídia na tela de bloqueio e uma atualização do tema Yaru com novos ícones e animação mais suave do spinner na tela de inicialização.
Os engenheiros da Canonical também implementaram melhorias de nível inferior, projetadas para melhorar a segurança, a confiabilidade e a compatibilidade da distribuição antes do importante Ubuntu 26.04 LTS do ano que vem.
O Dracut substituiu o initramfs-tools para novas instalações e o Chrony é usado para proteger o tempo de rede contra spoofing. Novos sudo
pacotes baseados em Rust e coreutils também estão incluídos para maior segurança.
Abordo os melhores novos recursos do Ubuntu 25.10 em um artigo separado (confira para mais detalhes), mas aqui está uma visão geral das principais mudanças:
- Kernel Linux 6.17 – Próximo grande lançamento do kernel
- Novos drivers de GPU – NVIDIA 580, Mesa 25.2.2
- Novos aplicativos padrão – visualizador de imagens Loupe e terminal Ptyxis
- GNOME 49 – Novas animações, HDR aprimorado, carregamento de imagens em sandbox
- Nautilus – atalho 'Abrir no terminal', interface de pesquisa redesenhada, lixeira mais rápida
- Security Center – Gerenciamento de chaves de recuperação de criptografia de disco completo com suporte TPM
- Atualização do tema Yaru – Novos ícones, novo spinner, elementos de interface do usuário mais arredondados
- Ubuntu Dock – Raios consistentes no modo sem painel; correção de localização
- Ícones da área de trabalho – Extensão adiciona novos atalhos de teclado
Mudanças internas:
- Instalador do sistema – Criptografia de disco aprimorada com suporte TPM
- Baseado em Rust
sudo
– Mesmo comando, mas melhor segurança - Coreutils baseados em Rust – Substitui GNU Coreutils
- Boot init – Dracut substitui initramfs-tools em novas instalações
- Tempo de rede – A distribuição agora usa Chrony e NTS
- Ubuntu Insights – ferramenta CLI usada para Ubuntu Pro
Além disso, o Raspberry Pi apresenta mudanças na forma como o Ubuntu 25.10 inicializa , e os especialistas em tecnologia com hardware RISC-V precisarão do hardware mais recente para inicializar essas versões, já que o Ubuntu 25.10 aumentou seus requisitos de perfil RISC-V .
Talvez a maior e mais importante mudança de todas:
- Novo papel de parede – É— choque! — roxo e tem um quokka nele
—O quê? Essa é só a maior e mais importante mudança no MEU mundo? Pssh…
Um grito para o meu X

O Ubuntu 25.10 é a primeira versão do Ubuntu a não incluir uma sessão Xorg/X11 por padrão (já que o desktop GNOME 49 desabilitou a capacidade de execução em qualquer coisa que não seja o Wayland).
Qualquer um que queira testar o Ubuntu 25.10 deve estar ciente disso para não reportar como um bug — é algo muito intencional!
Embora essa mudança tenha gerado muito "drama" na comunidade, sem mencionar a confusão (alguns colocaram como combustível para a indignação o complexo industrial conhecido como YouTube), a maioria dos usuários não será afetada: o Ubuntu tornou a sessão do Wayland o padrão em 2021.
Além disso, o Xwayland está incluído, o que significa que a maioria dos aplicativos, jogos e softwares que dependem do X11 continuarão a funcionar no Ubuntu 25.0 com Wayland.
Haverá casos extremos (hardware ou software antigo que só funciona em uma sessão adequada do Xorg), mas como o Xorg ainda está disponível nos repositórios (então adicionar PPAs para bifurcações do Xorg não é necessário) e os usuários podem instalá-lo junto com um desktop baseado em X11, como Cinnamon ou Xfce.
Devo experimentar o Ubuntu 25.10 Beta?
Se você está pensando em instalar o Ubuntu 25.10 beta, saiba que ele ainda é, bem, um beta.
Lidar com softwares potencialmente problemáticos e com problemas não é o ideal, então, se você depende do computador deles para fazer as coisas, evite instalar esta versão beta. Experimente em uma máquina virtual ou inicialize em um hardware real como uma sessão ao vivo para experimentar as mudanças.
Caso contrário, relaxe e deixe que outros assumam o risco, para que sua experiência quando a versão final for lançada no mês que vem seja melhor.
Baixe o Ubuntu 25.10 Beta
Você pode baixar o Ubuntu 25.10 do servidor de lançamento do Ubuntu para PCs Intel/AMD de 64 bits. Há também uma imagem ARM genérica (pode não funcionar em todos os dispositivos) e uma imagem pré-instalada para o Raspberry Pi.
Atualizar do Ubuntu 25.10 beta para a versão estável é fácil: instale as atualizações de software conforme elas forem disponibilizadas. Até 9 de outubro de 2025, as versões beta terão exatamente os mesmos pacotes, correções e patches disponíveis para qualquer pessoa que realizar uma instalação do zero.
Prefere o Ubuntu com um sabor diferente?
Versões beta das versões do Ubuntu também estão disponíveis para testes. Isso inclui o Lubuntu com LXQt 2.2.0, o Xubuntu 25.10 com Xfce 4.20.1 e o Ubuntu Studio 25.10 com KDE Plasma 6.4 .