A próxima versão Release Candidate do GIMP 3.2 já está disponível para download e teste usuários.
A próxima grande versão do editor de imagens gratuito e de código aberto, está chegando a 8 meses depois do grande marco que foi a versão 3.0, isso foi resultado de um novo cronograma de lançamento bem acelerado.
Embora estas versões não sejam estáveis, essas versões de desenvolvimento do GIMP fornecem aos usuários e desenvolvedores a oportunidade de testar novos recursos e fornecer feedback sobre o progresso do software.
A seguir veremos as novidades desta versão RC do GIMP 3.2. Assim como as versões de desenvolvimento do GIMP 3.1.2 e 3.1.4 que foram adicionados diversos novos recursos que se fizeram bem uteis.
Destaque do GIMP 3.2 RC1
Uma das tarefas fundamentais para quem trabalha com design é adicionar o texto as imagens, e com isso o GIMP 3.2 RC aprimora esse trabalho com a ferramenta de edição de texto.
A nova versão do GIMP 3.2 RC vem com uma interface do editor de texto On-Canvas, que pode ser arrastado e reposicionado na tela; outra função bem útil agora ao colar texto e remover formatação pode ser utilizada usando o atalho Shift + Ctrl + V. Também foram feitas alterações no backend para suportar a renderização de texto em dimensões muito grandes.
Outra função que é bem útil e ficou bem mais fácil de utilizar foi a função de alternar entre ferramentas. Ao pressionar Shift + X, essa modalidade permite alternar entre a ferramenta ativa e a ferramenta que foi selecionada anteriormente, e vice versa – essa modalidade torna-se bem útil em varias situações. Assim como muitos outros atalho no GIMP ele pode ser configurado para atender suas necessidades.
Atualmente o GIMP não oferece suporte a camadas de ajustes da mesma maneira como outros software proprietários de edição de imagem oferecem, o GIMP possui opções de efeitos de camada. Para os usuários que migram do Photoshop ou do Affinity (que agora é grátis), essa é uma mudança muito brusca, mas o GIMP 3.2 RC já atende essa necessidade de forma intermediaria.
É possível 'simular camadas de ajuste com grupos de camadas' no GIMP 3.2 criando um grupo de camadas vazio, configurando-o para permitir a passagem de filtros e, em seguida, aplicando filtros a ele. Essas pseudo-camadas de ajuste também suportam mascaramento.
Segue outras alterações abaixo:
Nova tela inicial de astronomia.
Correções de erros em camadas de vinculação de vetores.
Abrir varias imagens arrastando e soltando na barra de abas de imagens.
Novo design para o botão de alternância de imagem.
O seletor de cores atualiza automaticamente quando cores hexadecimais validas são digitadas.
O recurso acoplável histórico de Documentos agora reconhece seleção múltipla.
Ao clicar duas vezes em uma camada vetorial ativa a ferramenta caminho.
Para usuários do Windows foi melhorado o suporte ao modo escuro no instalador.
Para usuários do MacOS houve melhorias significativas no menu de aplicativos.
Além dessas melhorias a nova versão do GIMP 3.2 RC1 adicionou suporte para novos formatos de imagens e ainda atualizou os formatos existentes.
Exportação de camadas vetoriais para o formato SVG.
A possibilidade da importação de arquivos de texturas PowerVR
Importar imagens compactadas (incluindo hgt.zip).
Assim para completar foi incluído um solido conjunto de patches de segurança para corrigir uma serie de vulnerabilidades e problemas. Caso você queira mais detalhes sobre as notas de atualizações, patches e sobre a versão geral podem ser encontrados no anuncio de lançamentos.
Baixe o GIMP 3.2 RC1
Caso você esteja interessado em testar o GIMP 3.2 RC1 no site oficial, aqui estão disponíveis as versões AppImage, Flatpak e Snap para os usuarios linux em sistemas x86 e ARM de 64 bits, além disso está disponível instaladores para Windows (incluindo ARM) e macOS.
Os usuários do Ubuntu que não possuem a versão estavél do Snap instalada agora podem também instalar a versão de pré-visualização a partir da Snap Store, que agora é mantido pelo próprio projeto.
Para instalar abra um terminal e execute o comando abaixo:
sudo snap install gimp --channel=preview/stable
Como alternativa, abra a Central de Aplicativos no Ubuntu, procure o aplicativo GIMP Snap e escolha o canal de pré-visualização no seletor de canais na parte superior da página do aplicativo.
Se você experimentar, me diga o que achou.
