Uma das maiores frustrações para quem utilizava impressoras no linux era não saber quando a impressora tinha pouca tinta. Pois simplesmente o sistema não avisava.
O KDE Plasma 6.5 está em desenvolvimento e, entre outras mudanças planejadas, trará uma pequena alteração para alertá-lo quando a sua impressora estiver com pouca tinta. O código-commit sugere que o limite seja definido em 3% ou menos .
O CUPS (Common Unix Printing System, usado pela maioria das distribuições Linux para manipular e interagir com impressoras) verifica os níveis dos marcadores de tinta e armazena marker-levels os valores em um printers.confarquivo.
Por meio de alguns ajustes e modernizações de API, o sistema de impressão no KDE Plasma 6.5 agora verifica esses níveis quando um trabalho de impressão é criado ou concluído e envia um alerta na área de trabalho se os níveis de tinta estiverem abaixo do limite definido.
Ao iniciar um trabalho de impressão, saber que a tinta da impressora está baixa significa que você pode decidir se quer continuar imprimindo (não adianta enviar um trabalho de 15 páginas se ela não for suficiente); enquanto descobrir que a tinta está baixa após a conclusão de um trabalho de impressão o lembrará de pedir mais.
Uma mudança modesta, muito parecida com a mudança nos cantos arredondados das janelas do KDE que relatei na semana passada.
Mas, ao contrário dos raios de canto, isso resolve um problema prático , em vez de um problema estético. No entanto, ambas as mudanças ressaltam a preocupação do KDE em tornar a experiência na área de trabalho mais confortável.
Não é o único ajuste relacionado à impressora no Plasma 6.5, com a área de trabalho exibindo mensagens de erro mais informativas se o serviço de impressão estiver desativado ou não tiver iniciado.