Prepare-se para uma grande mudança no seu Ubuntu! A Canonical está trocando o visualizador de imagens e o terminal padrão. Descubra os novos aplicativos, seus recursos e como essa atualização impactará seu uso diário. Clique e fique por dentro!
O "Questing Quokka" do Ubuntu começou sua jornada para lançar terras, e parece que ele está pronto com novas provisões — os desenvolvedores acabaram de anunciar planos para lançar dois novos aplicativos na versão 25.10 em outubro.
O Loupe substituirá o Eye of GNOME como o visualizador de imagens padrão no Ubuntu 25.10, enquanto o Ptyxis substituirá o GNOME Terminal como emulador de terminal padrão.
Nenhuma das trocas é uma surpresa, embora eu deva enfatizar que o plano é enviá-los – será que isso vai acontecer? A natureza do desenvolvimento é tal que as intenções são facilmente frustradas pela realidade, já que os testes levantam problemas, incompatibilidades e inconsistências que exigem uma reavaliação.
Ainda assim, é provável que esses aplicativos de substituição durem o curso.
Os desenvolvedores do Ubuntu já haviam sinalizado essas mudanças antes, até mesmo se referindo ao Ptyxis como seu "substituto recomendado" para o GNOME Terminal durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 25.04.
Esses sucessores de software se comparam aos seus predecessores?
Visualizador de imagens de lupa
Já escrevi algumas vezes sobre o Loupe , um aplicativo GNOME Core. É um visualizador de imagens acelerado por GPU, desenvolvido em Rust e GTK4/libadwaita, e usa Glycin para carregar imagens (e metadados de imagem). Ele também oferece recursos básicos de edição de imagens, como cortar, girar e inverter.
A interface minimalista do Loupe permite que a imagem visualizada seja o ponto focal principal. Os controles na tela permitem alternar entre as imagens e aumentar/diminuir o zoom. Também é compatÃvel com gestos de toque, com animações fluidas se você usar o touchpad ou a tela sensÃvel ao toque.
Se você estiver interessado em testar os recursos do Loupe em primeira mão, você pode instalá-lo no Ubuntu a partir dos repositórios no Ubuntu 24.10 e superior: execute sudo apt install loupe
para obtê-lo ou execute a versão mais recente do Flathub .
Emulador de Terminal Ptyxis
De acordo com Jean Baptiste Lallement, do Ubuntu, membro da equipe do Ubuntu Desktop na Canonical, a distribuição também está substituindo o GNOME Terminal pelo Ptyxis no Ubuntu 25.10.
O Ptyxis é anunciado como um “terminal para um desktop orientado a contêineres”, permitindo que os usuários salvem e acessem facilmente as configurações de contêineres com suporte para Podman , Toolbox e Distrobox listados em sua página da loja Flathub.
Ele aproveita a biblioteca GTK4 VTE (acelerada por GPU) envolta em uma interface de usuário moderna GTK4/libadwaita (com as sutilezas que isso proporciona, como integração de cores de destaque, atalhos de teclado e uma visão geral de guias com zoom).
Além disso, ele tem um conjunto de recursos adicionais que certamente agradarão a todos os tipos de viciados em terminais, não apenas aqueles que trabalham rotineiramente com contêineres no desktop Linux:
- Guias fixadas e sessões salvas
- Paletas de cores (inclusas e instaláveis pelo usuário)
- Perfis com integração de contêineres
- Rastreamento de processos em primeiro plano , por exemplo, sudo, SSH
- Suporte para plano de fundo de terminal transparente
- Modo de processo separado para aplicativos baseados em terminal
- Atalhos de teclado configuráveis
- As guias são executadas em cgroups separados
- Inspetor de terminal
Curiosamente, o criador do Ptyxis , o desenvolvedor do GNOME Christian Hergert, observa que seu aplicativo "provavelmente não é a coisa mais rápida que existe, mas deve ser próximo o suficiente para que outros recursos sejam de mais valor".
Olhando para essa lista, ele não está errado!
Se você estiver interessado em experimentar os diversos recursos do Ptyxis, você pode instalá-lo no Ubuntu 24.10 e versões superiores a partir dos repositórios executando sudo apt install ptyxis
ou obtendo a versão mais recente do Flathub .
O que vem a seguir?
Há muitas outras mudanças planejadas para o Ubuntu 25.10, incluindo coisas óbvias (GNOME 49, novo kernel Linux, gráficos atualizados, etc.) e coisas esperadas (solicitar que o cliente saia do experimental, integração do Landscape no instalador).
É provável que os desenvolvedores do Ubuntu pressionem por algumas mudanças adicionais ainda desconhecidas nesta versão, já que é a versão final antes do próximo LTS (lançado em abril de 2026) e os ciclos LTS tendem a focar na estabilidade como recursos principais.
0 Comentários