O Plasma System Monitor é um moderno aplicativo de estatísticas do sistema para o KDE

 

Um novo aplicativo de monitoramento de sistema está em desenvolvimento para odesktop KDE Plasma - e já parece bastante decente.

É chamado de 'Monitor de Sistema de Plasma' e foi construído usando a estrutura de interface Kirigami moderna e responsiva.

Não que a criação de um centro inteiramente novo para os fãs de estatísticas se fixarem fosse o plano inicial, aqui.

Arjen Hiemstra está liderando o desenvolvimento da nova ferramenta, mas diz que sua ideia original era “criar um novo conjunto de widgets de monitor de sistema para desktop Plasma”.Mas quando ele percebeu que o monitor de atividade do desktop Plasma também precisava de uma atualização, ele mudou de rumo.

Novos widgets de monitor de sistema foram incluídos no Plasma 5.19 e é o encanamento estabelecido para a alimentação que ajudou a pavimentar o caminho para essa ferramenta.

monitor do sistema de plasma mostrando histórico
A página de 'histórico'

O Plasma System Monitor faz exatamente o que qualquer usuário esperaria que fizesse, pois oferece uma visão geral concisa e precisa das atividades atuais do sistema e do uso de recursos. Uma página de “visão geral” preenchida com gráficos, barras e informações que interessam à maioria dos usuários é exibida quando o aplicativo é iniciado pela primeira vez.

Estão disponíveis seções separadas que mapeiam o uso de recursos por aplicativo; dar uma visão geral de alto nível de todos os processos; e oferecer estatísticas contextuais para um determinado período de tempo.

Mas o Plasma System Monitor também fica um pouco mais inteligente.

página personalizada do monitor do sistema de plasma
Crie páginas personalizadas

Os usuários podem construir seu próprio painel personalizado que mostra as estatísticas, sensores e dados que desejam ver e controlar a forma como os dados são apresentados.

O trabalho continuará no refinamento e polimento do aplicativo nos próximos meses. A esperança é lançá-lo como parte do KDE Plasma 5.21, que está agendado para lançamento no início desse ano.

Os fãs do KSysGuard não precisam entrar em pânico, pois o aplicativo não irá substituí-lo, por enquanto.

Postar um comentário

0 Comentários